Casa ou apartamento

Casa ou apartamento? Entenda prós e contras

Mudar para um novo imóvel é o sonho de milhares de brasileiros. Apesar disso, muitas dúvidas podem surgir no processo: alugar ou comprar? Fazer a mudança sozinho ou contratar o serviço? Casa ou apartamento? É preciso pensar bem e considerar todos os aspectos para não quebrar as expectativas.

Se você está em busca de um apartamento para alugar em São José dos Campos, é importante conhecer e comparar os prós e contras de casas e apartamentos antes de fechar negócio. Abaixo, você confere os principais pontos que merecem atenção.

Tamanho

Por muitos anos, os apartamentos eram vistos como uma opção de moradia para casais, solteiros ou famílias pequenas. Isso porque a maioria dos imóveis desse tipo eram pequenos se comparados às casas térreas e sobrados. Hoje, essa não é mais uma realidade e é possível encontrar apartamentos amplos que acomodam toda a família.

Apesar disso, é preciso considerar que as casas oferecem diferentes possibilidades quando o assunto é tamanho. Quintais mais amplos, espaço para piscinas particulares, área de churrasqueira privativa… Na hora de escolher, é preciso avaliar se as suas necessidades e desejos cabem em um apartamento.

Segurança

A segurança é uma das principais preocupações da atualidade, principalmente nas grandes capitais. Quando se está em casa, o desejo de permanecer tranquilo e seguro é ainda maior, afinal, nada como o nosso lar.

Nesse aspecto, os apartamentos podem sair na frente! Câmeras de segurança, guardas contratados, alarmes, controle de entrada e até mesmo a presença de um síndico podem inibir a ação de criminosos.

Já nas casas, a sensação de segurança pode ser menor. Não é impossível equipar o imóvel com câmeras, alarmes e controles mais sofisticados de entrada; entretanto, o valor desses cuidados pode ser alto. Outra opção mais segura são as casas localizadas em condomínios, que também possuem um alto valor comparado aos apartamentos.

Privacidade

A privacidade é uma necessidade importante para a maioria das pessoas. Afinal, quando se está em casa, o maior desejo é ficar à vontade e ter liberdade para fazer as atividades do dia a dia. Em casas térreas e sobrados, a distância entre os imóveis permite que essa privacidade seja mais respeitada.

Agora, quando o assunto são os apartamentos, é preciso ter cuidado com os vizinhos e atenção às regras. Muitos condomínios estabelecem normas de convivência que devem ser seguidas. Além disso, os problemas com barulho são um clássico dos apartamentos, por isso é importante se informar antes.

Serviços e taxas

Você é do tipo de pessoa que gosta de lazer e praticidade? Os apartamentos podem oferecer diversos serviços no espaço do condomínio. Salão de festas, parque para as crianças, quadra de esportes, piscina, academia, sauna, churrasqueira: a lista varia de acordo com o local. É importante apenas lembrar que quanto mais serviços oferecidos, maiores são as taxas e o valor do condomínio.

As casas, por sua vez, têm opções limitadas de lazer e cabe ao próprio morador investir para desfrutar dos serviços ou trazê-los até ele. A curto prazo, o investimento financeiro pode ser bem maior e, ainda assim, as opções são mais limitadas do que as disponíveis em um condomínio.

Animais de estimação

Os animais de estimação fazem parte de muitas famílias. Por isso, não dá para deixar de pensar nos bichinhos na hora de escolher uma casa ou apartamento para morar. Além do espaço adequado, é preciso ficar atento às regras e ao barulho.

Apesar de não existir nenhuma lei que proíba animais em apartamentos, alguns condomínios praticam essa regra. Além disso, mesmo em condomínios onde os animais são permitidos, moradores podem ser penalizados por excesso de barulho. Nas casas, o problema diminui e é possível criar os bichinhos com mais liberdade. Nesses casos, cabe ao tutor avaliar as opções e escolher o que melhor se adequa ao seu pet.