Nesta terça-feira (23) começaram as inscrições no processo seletivo do IBGE para as vagas de Agente Recenseador pelo site da Cebraspe. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre qual será o valor da remuneração paga ao trabalhador que optar por concorrer nesse edital.

Pensando nisto, o IBGE disponibiliza em seu site oficial um simulador, pelo qual, o candidato pode escolher um município do país como exemplo, como também a quantidade de horas em que tenha disponibilidade para trabalhar, sendo o mínimo de 25 horas semanais. Fazendo isto o sistema irá revelar qual será a média salarial que o trabalhador ganhará durante as quatro semanas do mês.

Realizamos a simulação com o município de Araripina e obtemos o valor que um Recenseador irá ganhar ao desenvolver o seu trabalho aqui na cidade. Segundo dados da plataforma os rendimentos serão de R$ 1237,08 reais para cada 50 entrevistas realizadas com 160 pessoas entrevistadas. A remuneração é um pouco mais de um salário mínimo.

Uma das vantagens em escolher essa modalidade de inscrição é a quantidade maior de vagas disponíveis, pois quanto mais oportunidades tiver, mais chances o candidato tem de conseguir assumir uma delas. Por outro lado, as vagas do edital para ACM e ACS são mais poucas, porém, oferecem um salário melhor. Só que nesse caso a concorrência é grande.

Pois bem, para quem deseja calcular o valor de acordo com o seu município e a carga horária escolhida, basta acessar o endereço censo2021.ibge.gov.br/trabalhenocenso. As inscrições para esse certame vai até as 23:59 do dia 19 de março e a duração do contrato é de cinco meses podendo ser prorrogado de acordo com o interesse público.

Redação AF News / Imagem: Reprodução