O Governo de Pernambuco aprovou, nesta sexta-feira (14), a convocação dos 1.085 aprovados que irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar (PMPE), Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE). Ao todo, são 750 profissionais para os cargos de soldados da Polícia Militar; 100 para os cargos de soldados do CBMPE; 80 oficiais, sendo 60 da PMPE e 20 do Corpo de Bombeiros; além de 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica. A previsão é de que no segundo semestre deste ano os profissionais já estejam atuando nas ruas.

“Nossa intenção é iniciar os cursos de formação nos próximos 30 dias. A maioria dos profissionais deve estar reforçando o Pacto pela Vida ainda em 2021. Ano que vem, serão convocados mais 840 profissionais”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB). As organizadoras dos concursos estão autorizadas a publicar em seus sites os editais com os cronogramas de matrícula.

“Esse número se soma aos mais de seis mil policiais nomeados desde o início da gestão do governador Paulo Câmara. Neste ano de 2021, são 1.085 servidores da área de segurança que serão convocados para realização de matrícula, apresentação de documentos e início do processo de capacitação nas nossas academias”, detalhou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

Segundo o governo, para possibilitar os cursos, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social estabelecidos. “Para proteger a saúde dos alunos, professores e funcionários das academias, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes”.

Controvérsias

A convocação dos aprovados nos concursos para a segurança pública de Pernambuco gerou polêmica na última quarta-feira (12), quando após anunciar, na manhã do mesmo, a convocação dos aprovados, o Governo de Pernambuco divulgou uma nota em sentido contrário. “Não haverá anúncio da convocação dos aprovados nos concursos para a Segurança Pública de Pernambuco. As tratativas sobre o cronograma da convocação ainda estão em andamento e serão divulgadas em breve”, afirmou o governo do estado em comunicado. Nesta sexta-feira (14), o governador Paulo Câmara homologou, a convocação dos 1.085 aprovados.

Diário de Pernambuco/Foto:Sérgio Bernardo/SEI