Exu: Terra do Rei do Baião Luiz Gonzaga

Localizada na Chapada do Araripe, a 500 quilômetros da capital pernambucana, Exu tem o selo de ser a casa do eterno Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Mas além desse peso cultural, o município possui atrativos naturais que chamam atenção dos turistas, com uma área rural que apresenta uma rica fauna e flora nativas.

A estada em Exu pode começar com a visita ao Parque Aza Branca (A Aza Branca de Luiz Gonzaga é com z). O parque reúne a casa que artista morou nos últimos sete anos de vida e onde está o acervo original do mobiliário dos cômodos; o mausoléu, com os restos mortais dele e da esposa Helena, e o museu, com roupas de shows, edições de jornais referentes ao compositor, discos, instrumentos musicais, troféus, discos de ouro e platina, entre outras peças originais. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em feriados nacionais durante a semana, o parque fecha. A entrada custa R$ 6 e crianças pagam R$ 3. O local tem uma lojinha que dá para garantir uma lembrança ou um presente: camisas, chaveiros, quadros, canecas com referência do poeta do Sertão estão à venda.

Quem quiser um contato maior com a natureza, o sítio Mangueiras é passagem obrigatória. A área fica na estrada de Exu no sentido para o Ceará. Lá, há pouco mais de um ano, aconteceu a soltura de papagaios pelo Ibama. Foram mais de 150 aves, que já reproduziram na encosta da chapada por ser um ambiente favorável. É possível acompanhar as revoadas e o “ataque” às frutas nos pés. E mais: tem veados, açudes com peixes da região e até macacos girando pelo lugar. Há toda uma infraestrutura para os visitantes: piscina, bar, restaurante.

Dá para passar o dia lá. O dono não cobra entrada, mas o consumo de comidas e bebidas precisa ser do estabelecimento. A dica de melhor dia é o domingo, quando são servidos a galinha de capoeira e o peixe frito, especialidades da casa, acompanhados de baião de dois e pirão, respectivamente. Quem quiser comer pela cidade, a pedida é o restaurante Sabor do Sertão. Carro-chefe: picanha bovina ou de carneiro. Acompanha macaxeira frita, baião cremoso e salada.

Uma homenagem do Site AF Newss a todos os moradores de Exu que acompanham o melhor portal de Notícias de Pernambuco.

Texto: DP / Imagens: Peu Ricardo