DIMAS COVAS ARARIPINA EM FOCO
DIMAS COVAS ARARIPINA EM FOCO


O presidente do instituto Butantan está depondo hoje (27) na CPI da covid, durante sua fala ele citou que o governo federal rejeitou três vezes a proposta do instituto Butantan de compra de vacinas, Covas e sua equipe coordenaram os testes e produção da CoronaVac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e testada no Brasil pelo Instituto Butantan. Os testes da vacina no país começaram em julho de 2020 em seis Estados, além do Distrito Federal.

A primeira vez que foi ofertada a vacina para o ministério da saúde foi em julho de 2020 – enquanto ainda estava em teste- onde foram oferecidas 60 milhões de imunizantes que poderiam ser entregues no final do último trimestre de 2020, no entanto, a primeira compra só foi feita em janeiro de 2021.

Durante o depoimento de Dimas Covas, o líder do governo no Senado Fernando Bezerra (MDB-PE) o indagou dizendo que o governo federal transferiu bilhões para o Butantan. Então, Dimas explica que o governo não investiu um real no desenvolvimento da vacina e só pagou pelas doses entregues em fevereiro de 2021.

Dimas ainda coloca que o Brasil poderia ser o primeiro país a começar a vacinação e que o ministério da saúde teríamos vacinado mais da metade da população brasileira.