Um reforço para o combate a pandemia chegou através da ampliação de mais 20 leitos dedicados ao tratamento das pessoas infectadas pelo coronavírus. A informação foi divulgada pela deputada estadual Roberta Arraes (PSB-PE) em seu perfil numa rede social. De acordo com a a parlamentar, as 20 novas aquisições de leitos foram solicitadas ao governo do estado por meio do Secretário André Longo. Agora já são 60 leitos disponíveis no Hospital e Maternidade Santa Maria.

Até a última atualização sobre a ocupação dos leitos aqui nas unidades de saúde especializadas no acolhimento e tratamento dos casos confirmados, todos eles estava ocupados em 100%. São 12 hospitais da rede SUS que abrangem Pernambuco e Bahia (Rede PEBA) disponibilizam 137 leitos e infelizmente encontram-se na situação de sobrecarga.

Mortes pela Covid em Araripina

Mais uma pessoa conhecida aqui no município faleceu em decorrência de complicações do coronavírus nas últimas horas. Familiares e amigos se despediam através das redes sociais com mensagens de conforto aos familiares. Segundo informações o mesmo já sofria de diabetes e o vírus agravou ainda mais a situação. Ao todo já são 64 óbitos contabilizados para a cidade. Ontem domingo forma transferidos 5 pacientes para Serra Talhada e até o momento não há informações sobre o estado de saúde destes.

Vacinação

De acordo com as atualizações mais recentes, 2.275 pessoas já foram imunizadas. Já chegaram na cidade 3.933 doses sendo 2.653 da Coronavac e 1.280 da Astrazeneca. Nessa faze idosos a cima de 80 anos e profissionais de saúde já foram imunizados. Pode ser que ainda falta alguns profissionais da linha de frente, porém serão imunizados na medida em que for chegando as vacinas. A expectativa maior é para a liberação dos imunizantes para idosos a partir de 60 anos que representam um público maior. Espera-se que a quantidade de oferta de doses também aumente, até agora em todo o pais só foi vacinado o equivalente a 3% da população, mas as autoridades garante que todos receberam o imunizante ainda em 2021. Por enquanto o fluxo de vacinação legue lento em todos os municípios.

Redação AF News / Imagem: Reprodução