CORPUS CHRISTI ARARIPINA EM FOCO
CORPUS CHRISTI ARARIPINA EM FOCO


Amanhã (03) será comemorado em todo o país o feriado de Corpus Christi. Apesar de muitas cidades terem antecipado o feriado por causa da pandemia do novo coronavírus, tantos outros resolveram manter a celebração em sua data original.

O termo “corpus christi” é uma expressão que vem do latim, e pode ser traduzido como “corpo de Cristo”. Para os cristãos, é o momento em que hóstia e vinho, após serem consagrados, se transformam na carne e no sangue do próprio Jesus Cristo.A data também faz referência à “Última Ceia”, realizada sempre durante a Semana Santa. Muita gente nunca percebeu, mas o feriado de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa, outra celebração cristã, e cai sempre às quintas.

Aqui no Brasil, quem trouxe a celebração de Corpus Christi foram os portugueses. Foram eles que introduziram os famosos “tapetes” feitos de serragem, areia ou borra de café. Em geral, são feitos desenhos bíblicos que remetem ao corpo e sangue de Cristo. Esses “tapetes” são feitos para a passagem do ostensório (peça que armazena o corpo de Cristo em forma de hóstia) em procissão seguida pelos fiéis.

A data está no calendário da Igreja Católica desde, pelo menos, 1264. Foi nesse ano que ela foi oficialmente inserida nas comemorações religiosas por ordem do Papa Urbano IV, sendo considerada o marco do sacramento da eucaristia, lembrando aos fiéis do sacrifício de Jesus.

Em meio a pandemia do coronavírus as igrejas de Araripina não estão fazendo a famosa procissão pelas ruas da cidade, mas para não deixar de celebrar data as paroquias estão usando a internet para fazer a famosa passagem do ostensório. Como essa aqui em baixo que a paroquia Nossa Senhora da Conceição fez no ano passado; de forma totalmente virtual, no entanto com a alma dos fieis mais que presente naquele momento.