Santa Cruz e Santa Filomena são destaques na Região do Araripe pela economia voltada a produção de caprinos e ovinos. Os dois municípios possuem feiras que atraem pessoas de todas as localizadas do estado em busca de saborear a famosa carne de bode e carneiro.

Há quem não goste, mas, a população dessas cidades apreciam e muito o consumo desses animais. A carne é mais saudável segundo especialistas da área e dependendo do preparo se torna muito saborosa. Nesse quesito o preparo é fundamental, pois o cheiro dos animais é naturalmente desagradável devido aos hábitos de demarcação de território dos machos. Quando os turistas chegam nos restaurantes o convite para experimentar o carneiro é feito e na maioria das vezes o cliente volta para consumir.

Esses animais se tornaram nesses municípios grandes aliados da população. Pois as condições impostas pelas questões socioeconômicas torna a vida do povo mais difícil. O acesso a água é escasso e os bodes e cabras conseguiram se adaptar ao semiárido de uma forma surpreendente. Adaptados a pouco líquido e se alimentando de galhos espinhosos e folhas secas, os animais se tornaram a principal atividade econômica nessas cidades.

Além da saborear a carne, os turistas que forem visitar Santa Filomena e Santa Cruz ainda poderão desfrutar de belas paisagens das serras da Chapada do Araripe. É convidado a fazer trilhas pelos morros e claro conhece a cultura que nasce no chapéu de couro dos vaqueiros e floresce nas gerações de jovens trabalhadores que naquela região muitas das vezes trocou a infância pela enxada, o colégio pela fazenda. Em fim, fica o convite a visitar essas duas cidades que são tão importantes para a economia do Pernambuco e do Brasil.

Redação AF Newss / Imagens: Reprodução