Um estado conhecido por suas belas praias, uma rica cultura e arquitetura exuberante, a culinária de Pernambuco é outro detalhe que impressiona e conquista quem visita esse estado.
A culinária de Pernambuco é algo tão forte, que Recife é considerado o polo gastronômico do Nordeste e o terceiro do Brasil, perdendo apenas para Rio de Janeiro e São Paulo.
Para quem deseja se surpreender com uma comida repleta de cores, aromas e sabores, a culinária de Pernambuco vai te proporcionar uma experiência incrível.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a culinária pernambucana e quais os melhores restaurantes, para que você aproveite tudo o que de melhor Pernambuco tem para oferecer.
A culinária de Pernambuco
A região onde está localizado Pernambuco foi bastante influenciada pela vinda dos europeus na época do período colonial.
Além dos povos portugueses e africanos, os holandeses também instalaram sua colônia por um período de 54 anos. Junto a isso, temos as fortes raízes indígenas que foram de grande importância para a culinária do nosso país.
O fato de possuir uma região litorânea extensa e bastante diversificada é algo que influencia diretamente na elaboração das comidas típicas de Pernambuco, uma vez que existem diversos pratos feitos com peixes e frutos do mar.
Pratos típicos de Pernambuco
Não podemos falar sobre a culinária de Pernambuco, sem falar um pouco sobre cada prato típico desse estado.
Confira abaixo alguns deles e se você ainda não os conhece, se prepare para ficar por dentro do universo gastronômico pernambucano.
- Bolo de rolo
Um dos pratos típicos mais conhecidos (e adorados) da culinária pernambucana, é o bolo de rolo. Em um primeiro momento muitas pessoas podem achá-lo bastante parecido com o rocambole.
Mas a semelhança entre eles é apenas no formato. O bolo de rolo tradicional tem uma massa fininha, recheio de goiabada e açúcar refinado por cima. Devido ao seu sucesso, é considerado patrimônio imaterial de Pernambuco.
- Cartola
A origem desse prato se deu nos engenhos coloniais, pois os ingredientes utilizados no preparo, eram fáceis de ser encontrados.
No preparo dele são utilizados queijo coalho, canela, açúcar e banana frita. Também pode ser servido com sorvete.
Quem experimentou garante que é impossível resistir.
- Buchada
Feita a partir do estômago do bode e recheada com o sarapatel (picadinho das vísceras). Após rechear o “bucho” com o sarapatel, todo o conteúdo é levado para o cozimento.
Com caldo resultante desse cozimento é feito o pirão, que também acompanha o prato. Geralmente a buchada pode ser servida com arroz branco e salada de folhas verdes.
Apesar de muitas pessoas não gostarem, a buchada é um dos pratos preferidos dos pernambucanos.
- Macaxeira e carne de sol
Mesmo não sendo propriamente um prato típico da culinária de Pernambuco, a carne de sol e a macaxeira (você pode conhecer também como aipim ou mandioca) fazem parte de uma infinidade de pratos pernambucanos.
Um deles, é o escondidinho de macaxeira com carne seca, que une esses dois ingredientes em uma receita incrível.
Além disso, a macaxeira cozida é algo que todo pernambucano ama. Já a carne seca pode ser utilizada na elaboração de pratos e até mesmo como recheio de tapioca, outro importante prato típico da culinária de Pernambuco.
Restaurantes com comida típica pernambucana
Para garantir uma experiência completa ao conhecer a culinária de Pernambuco, é importante escolher bons restaurantes.
Alguns dos principais deles são:
- Pararraxá;
- Flor do Croatá;
- Restaurante Tio Pepe;
- Bode do Nô;
- Carne de Sol do Cunha;
- Restaurante Ponte Nova.
Todos eles possuem opções no cardápio não só da autêntica culinária de Pernambuco, como também pratos com frutos do mar e bebidas típicas da região.
Você já conhecia algum dos pratos típicos da culinária de Pernambuco? Já escolheu seu preferido?
Se você ainda não experimentou, agora é hora de descobrir não só as belezas de Pernambuco, como também sua grandiosa culinária.