Com bolsa bloqueada, doutorando pode abandonar pesquisa de vacina contra zika

Túlio Macedo Lima, aluno de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está entre os milhares de estudantes afetados pelo bloqueio nas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8), a suspensão atinge 3.474 bolsas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

A situação de Lima chama atenção pelo seu histórico acadêmico: o estudante ficou sem bolsa depois de cursar um ano de mestrado e ser convidado pelos professores a ingressar direto no doutorado, graças ao bom desempenho e à importância de seu projeto de pesquisa.

Ao abdicar da bolsa de mestrado para concorrer à de doutorado, Lima acabou ficando sem auxílio nenhum por conta do bloqueio do MEC às bolsas consideradas ociosas, ou seja, que não estavam sendo pagas em abril.

Morador de Niterói, Túlio Lima gasta cerca de três horas por dia no deslocamento de casa até o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da UFRJ, onde pesquisa vacinas durante oito a dez horas, cinco vezes por semana.

Seu principal projeto de pesquisa envolve o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus zika. Ele também estuda a criação de um novo tipo de imunização contra a febre amarela, de produção mais rápida e com menos efeitos colaterais do que a atual.

Esforço pela pesquisa

Apesar da falta de bolsa, Túlio Macedo Lima diz que não pretende abandonar o projeto de pesquisa de vacinas contra zika e febre amarela na UFRJ.

“Eu pretendo aguardar pelos próximos meses, mas é inviável continuar no doutorado por três anos sem bolsa”, afirma Lima.

Lima diz que suas economias permitem que ele continue trabalhando no projeto, sem remuneração, por cerca de seis meses. Se depois disso ainda não tiver acesso a uma bolsa da Capes, o estudante pretende tentar duas alternativas para continuar sua pesquisa: adequar o projeto para pedir financiamento de empresas ou mudar-se para o exterior.

G1 Leia mais>>>

[rev_slider alias="bannerTopo"]