Terá início, nesta quinta-feira (01 de abril), o IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do Campus Ouricuri do IF Sertão-PE e Associação dos Apicultores de Ouricuri (AAPIO) e conta com a parceria de AGRODOIA, APIME, ONG CAATINGA, ONG CHAPADA, Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, CODEVASF, ICMBio Araripe, SEBRAE, SENAR PE. Neste ano, tem como tema “Dialogando Sobre os Rumos da Apicultura e da Meliponicultura” e trará uma novidade, a realização do I Simpósio Sobre Abelhas do Sertão do Araripe. A transmissão será no canal do YouTube “ifsertaopeouricuri”, para abertura, palestras e mesa-redonda e, na sala do Google Meet, no caso das oficinas. Haverá certificado para os inscritos.

O evento é gratuito e constará de 11 palestras, 03 oficinas e 01 mesa-redonda.   As palestras acontecerão mensalmente às quintas-feiras (das 19h às 21h) do dia 01 de abril até o dia 16 de dezembro de 2021. Destacamos que serão 10 quintas-feiras, no turno noturno, e 01 terça-feira, dia 25 de maio (edição especial em homenagem aos 7 Anos do NUPEA e Dia do Apicultor), acontecendo atividades nos turnos manhã e tarde. As inscrições são limitadas a 300 vagas/palestras/mesa-redonda e 50 vagas/oficinas. 

A abertura do evento acontecerá no próximo dia 01 de abril (quinta-feira), às 18h, em nosso canal no YouTube “ifsertaopeouricuri” e logo em seguida teremos a palestra intitulada: “Apicultura de precisão: algoritmos e internet das coisas auxiliando os apicultores”, proferida pelo professor DSc. Antonio Rafael Braga, da UFC Campus Quixadá. Para se inscrever, é necessário se cadastrar previamente no site IF Eventos (ifeventos.ifsertao-pe.edu.br/). Caso o(a) interessado(a) já possua o cadastro, deve fazer o acesso com login e senha, procurar o evento IV Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri, ver a programação com as palestras, oficinas e mesa-redonda, escolher a que tem interesse em participar e realizar a inscrição em cada atividade. 

Confira o currículo do palestrante: Possui graduação em Telemática pelo Instituto Federal do Ceará (2007), em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2014), mestrado e doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará, 2012 e 2020, respectivamente. Membro do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) e do Center for Analytics Research & Education (CARE). Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará – Campus Quixadá. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Informação, Teleinformática e Análise de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet das Coisas, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados, Inteligência Computacional Aplicada, Reconhecimento de Padrões e Apicultura de Precisão.

Veja abaixo a programação e a apresentação do evento, bem como o histórico do NUPEA:

Assessoria de Comunicação / Felipe Piauilino