Araripina uma cidade que cresce a cada dia

A distância de Araripina á Recife pode ser uma desvantagem em relação aos serviços públicos disponibilizados, porém, se torna uma vantagem pois ela conseguiu em 90 anos se tornar o município mais importante de três fronteiras Pernambuco, Piauí e Ceará. Estou falando em mais de 50 pequenas cidades que dependem diretamente do comércio e dos serviços instalados no município.

É comum andar pelas ruas de Araripina e se deparar com pessoas de várias localidades, a maioria vem resolver assuntos pessoais na rede de saúde do município formada por estabelecimentos como clínicas particulares, Hospitais de Organizações Sociais, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas e laboratórios. 

Apesar de não ter Universidade Pública a cidade conta com um conglomerado de Faculdades Particulares sendo também a sede da Gerência Regional de Educação. A mais recente instituição autorizada a implantar o curso do Medicina na cidade foi a Faculdade Paraíso do Ceará. Fato que despertou a inveja em muita gente. Isto por que tem cidades aqui em Pernambuco com menos habitantes e estrutura que a nossa que pintam como cidades grandes, mas o Ministério da Educação jamais autorizaria um curso como esse nestas cidades pois as mesma possui IDH baixo e não oferecem estrutura para funcionar uma instituição importante como esta. O Governo Estadual não pode interferir nas decisões do Governo Federal.

Afinal a implantação deste curso em Araripina irá beneficiar todos os municípios do Sudeste Piauense pois as cidades de Teresina e Parnaíba onde tem o curso implantado se tornam grandes distancias para os filhos destas localidades, sendo nossa cidade a mais próxima para eles. Também irá integrar os municípios do Cariri Oeste Cearense.

Outra Conquista da Cidade foi a instalação da Loja Americanas que por sinal é uma das mais prósperas unidades de vendas em toda a região. Desde a sua inauguração a loja só tem colhido bons frutos pois recebe diariamente um fluxo muito grande de clientes.

Se destaca por ser a maior produtora de gesso do Brasil, isto foi possível graças ao seu Distrito Industrial onde possui grandes empresas de extração e comercialização de gipsita. Empresas como a Super Gesso são orgulho para a nossa gente.

Todas estas qualidades faz de Araripina uma cidade promissora, que nasceu com a estrela do desenvolvimento no peito. Pena que alguns não reconhecem essas qualidades e tentam a todo custo tirar as conquistas do nosso povo. Não aceitam que somos a maior cidade em população e em produção interna. Tudo que vem para a nossa cidade é cobiçado, não sabem eles que poderiam se beneficiar muito mais com Araripina sendo a sede dos serviços públicos. Aliás é direito das cidades mais populosas receber  unidades e escritórios dos órgãos públicos para beneficiar toda a região. cabendo aos demais municípios da microrregião desfrutar dos serviços. 

Para finalizar não poderia deixar de falar da cerveja produzida com Mandioca plantada em Araripina. A Ambev compra a raiz diretamente dos agricultores do município. Além do plantio ser aqui, há também o processamento que é feito na Max Amidos localizada no distrito Araripinense do Moraes. A massa segue para Itapissuma para ser transformada em cerveja. Quer saber mais? Visite Araripina. Abraços caros leitores.

Fabrício Feitosa / AF Newss / Redação / Imagem: Reprodução