Araripina: Uma cidade movida pela Fé

O centro econômico e comercial do Araripe está em Araripina. A cidade é o polo do gesso, um grande instrumento na geração de riquezas locais em Pernambuco, mas o lugar tem mais que o “ouro branco”. Quem quiser conhecer um pouco mais da história do município, foi implantado recentemente um memorial histórico da cidade, que conta o carnaval, a cultura, a política e, principalmente, a origem religiosa do município, que passou a integrar um dos agentes turísticos do Sertão pernambucano. Funciona de segunda a sábado, das 9h às 12h.

A religiosidade da cidade remonta ao Santuário do Senhor da Verônica, em referência à mulher que enxugou as lágrimas e limpou o rosto de Jesus no caminho para a crucificação. Apesar de referências católicas claras, o lugar é místico. Fica em áreas mais altas da cidade e criou um simbolismo muito forte. Fins de semana e feriados, realizam-se missas e várias missões vão ao encontro da fé, já que a santa se tornou milagreira para seus fiéis. Um anexo da capela, batizado de casa dos milagres, reserva o espaço mais esperado no qual as pessoas fazem pedidos de salvação própria ou de familiares.

As paredes são cheias de fotos de pessoas que venceram ou, sobretudo, lutam contra algum tipo de adversidade de saúde. A manutenção do lugar, inclusive, entra em pauta nas promessas. Pessoas limpam diariamente o terreno, a capela e a casa dos milagres, cumprindo o que prometeram no pedido à santa. O visual do Sertão do santuário é outro motivo para a visita. O acesso é livre.

Uma homenagem do Site AF Newss a todos os Araripinenses, pois é para vocês que nós produzimos o melhor conteúdo colocando “Araripina em Foco”

Texto: DP / Imagens: Peu Ricardo