Capela São José, Bairro Universitário em Araripina, PE


Nessa sexta-feira 19 de março de 2021 vivenciamos mais um dia dedicado ao Santo São José, o qual possui forte ligação com os Araripinenses. O pai adotivo de Jesus faz parte do cotidiano da maior cidade do Sertão do Araripe. Por ser uma cidade vocacionada à indústria e o comércio, Araripina vê em São José um modelo de trabalho e dedicação. Essa fé que se propagou pela cidade é fruto da crença local somada a devoção daqueles que aqui chegaram. Isso é fato, visto que, ao andarmos pelas ruas do centro comercial observamos as homenagens ao Santo estampadas através das fachadas de lojas, mercados, panificadores e tantos outros pontos comerciais. Dos pequenos negócios aos grandes empreendimentos vemos o nome dele como um sinal de devoção e fé.

A ligação entre São José com Araripina é tanta que um bairro inteiro ganhou as bençãos de ter o Santo como Padroeiro. O Universitário conhecido antigamente por COHAB possui uma Capela dedicada ao Santo que é um sinônimo de trabalho. Ao longo de todos esses 93 anos da cidade, São José vem acompanhando o crescimento e desenvolvimento do município e em especial desse bairro de forma especial. Uma comunidade que começou com poucas casas conquistadas por meio de ajuda social vê hoje o modernismo bater à porta. O bairro cresceu e hoje abriga empreendimentos importantes do setor privado e de bens públicos como o Estádio Chapadão do Araripe e a Faculdade de Formação de Professores. Sem dúvidas foi através da interseção do padroeiro que aquela localidade conseguiu a superação.

São José segura o menino Jesus

As comemorações à São José sofreram modificações em todas as cidades brasileiras devido a pandemia que iniciou-se em meados de março de 2020. Após um ano de luta contra o coronavírus, a população de Araripina não perdeu a fé e nesse dia de hoje devotos já amanheceram soltando fogos logo no início do alvorecer. É como se fosse um recado para o vírus de que estamos vivos e que apesar dessa segunda onda de agravamento na qual filhos de Araripina precisaram ser transferidos para outras cidades, não desanimamos e vamos juntos vencer mais essa provação com ajuda da interseção daquele que foi escolhido para ser o pai do Salvador. E nesse momento de dificuldades em que estamos passando, aproveitamos para lembrar da necessidade de cuidados com a nossa saúde seguindo as recomendações orientadas pelas nossa autoridades. E a chuva que caiu hoje é um sinal de que São José continua a interceder pela cidade e uma confirmação que a vitória está perto de ser consumada.

Redação Araripina em Foco / Imagem: Reprodução