O município de Araripina no Sertão de Pernambuco chega ao final do mês de março com a estimativa de 6,49% da população imunizada seja com a primeira dose ou com o esquema vacinal já completado. Segundo informações do ‘vacinômetro’ 5.485 doses já foram aplicadas de um total de 7.533 recebidas até o momento. Nos próximos dias possivelmente o número de vacinados vai chegar a 8,9% se levarmos em consideração a aplicação de mais 2.048 doses restantes dos lotes recebidos.

Atualmente a cidade encontra-se na fase de imunização de idosos acima de 70 anos e de profissionais de saúde. Com uma população estimada em 84.864 a quantidade de pessoas vacinadas parece pouca, mas já representa um pontapé inicial importante para chegarmos a 100%. Cabe ressaltar que de acordo com o planejamento de grupos prioritários, o município já chegou em 9 dos 20 públicos específicos selecionados pelo Ministério da Saúde para receber o imunizante com prioridade.

Dados sobre o impacto do vírus na cidade também revelam que 5,51% da população foi contaminada sendo um total de 4.683 casos confirmados. O número de imunizados já supera o de infectados. Com 85 mortes contabilizadas apenas 0,1% dos Araripinenses perderam a vida para a covid. Apesar da gravidade da doença esses números apresentados da cidade de Araripina mostram que estamos no rumo certo no combate a pandemia, basta agora uma maior disponibilização de vacinas para que em breve cheguemos pelo menos a 70% da população vacinada para termos a imunidade de rebanho.