O município de Araripina no Sertão de Pernambuco avançou no processo de vacinação e conseguiu consolidar-se como a cidade que mais imunizou pessoas do público prioritário aqui no Sertão do Araripe levando em consideração o esforço e a determinação da gestão municipal e de seus profissionais em administrar as doses que foram recebidas desde o início da liberação dos primeiros lotes.

Março foi um mês bastante difícil para o país com tantas mortes e traumas causados às famílias, por outro lado, grandes feitos foram conquistados como a disponibilização de mais vacinas. No início a quantidade de imunizantes que chegava até a Secretaria de Saúde do município eram muito poucas e isto preocupou as autoridades públicas da cidade e motivou inclusive a ida de vereadores a IX Geres para cobrar explicações sobre as quantidades de doses enviadas à Araripina que possui uma população maior em relação aos municípios de Salgueiro e Ouricuri onde há sede da gerência regional de saúde. já na segunda quinzena do mês de março começou haver oferta mais satisfatória de doses das vacinas e abril já começa com um saldo positivo graças a agilidade e o somatório de forças nesse pacto pela imunização entre município, estado e país.

Segundo dados disponibilizados pelo Vacinômetro a cidade já recebeu a quantidade de 10.233 doses, levando em consideração a população que segundo o IBGE é de 84.864, e a histórica aplicação de 7.319 doses temos uma estatística de 8,62% de vacinados com expectativa de aplicação de mais 2.914 restantes teremos mais 12,04% de imunizados. O município começou a vacinar a faixa etária à cima de 65 anos em todas as principais Unidades Básicas de atendimento primário do SUS e conta com a participação de diversos profissionais e inclusive com a ajuda do próprio gestor municipal Raimundo Pimentel que é Médico e sempre colabora com a aplicação dos imunizantes.

Redação Araripina em Foco / Imagem: Reprodução