Hoje 09/06 – O ícone da comunicação Araripeana Josafá Reis comemora mais um ano de vida. A comunicação mudou muito, o rádio hoje ainda é uma das ferramentas mais importantes para a comunicação. E quando falamos de Josafá, falamos de um comunicador que era a frente do seu tempo, que já fazia todo o entretenimento que hoje dominado pelo mundo digital.

Josafá iniciou como radialista na Rádio Grande Serra AM logo assim que o veículo se instalou na cidade de Araripina, Sertão do Araripe, em junho de 1982, sendo também, a primeira e pioneira na região. A emissora pertencia ao Grupo Coelho de Petrolina. Josafá contribuiu bastante para o desenvolvimento do município com o advento do meio de comunicação com saudosismo os tempos áureos e gloriosos de uma emissora que traduzia e anunciava as boas novas para o sertanejo.

Os programas “Brasil Sertanejo”, “Chora Coração” e “Forró de Pé de Serra” compunha a grade de programação e Josafá lembra que a grande audiência se dava através das cartas enviadas pelos ouvintes. O programa aos domingos apresentado pela lenda do Rádio Araripeano, recebia mais de mil cartas por mês e ele relata que como não era veiculado comerciais aos domingos e o programa “Chora Coração” ficava no ar das 7h às 12h, dava para atender a maioria dos ouvintes. Em sequencia para animar o domingo o “Filho do Brega”, “Toca tudo do Povão” e o “Aniversariantes do Dia”, complementava a programação.

Entrevista concedido em 2018 ao Blogueiro Everaldo Paixão.

Redação/Araripina em Foco/Foto: reprodução