Com o tempo, as pessoas começaram a fazer suas próprias “pesquisas” antes de fazer compras, depois de anos confiando apenas nos anúncios das empresas que vendiam tecnologia.
Os smartphones, neste sentido, não foram exceção. Por este motivo, o público se tornou mais exigente na hora de comprar novos smartphones, pelo menos em alguns aspectos genéricos e amplos da compra.
Quando se trata da pergunta “qual telefone devo comprar?”, os usuários demonstraram que pensam com muitos detalhes. Em outras palavras, a era de comprar telefones porque estão na moda, são bonitos ou têm uma boa câmera não é mais um conceito válido para os compradores. Não é à toa que as vendas dos melhores celulares Samsung 2023 estão caindo em todo o mundo este ano.
Hoje em dia, os compradores procuram smartphones com boa potência, multimídia decente, alta capacidade de memória expansível, bom tempo de uso e de carregamento, além de atualizações constantes e de qualidade.
Potência
Quando se trata desse aspecto, eles procuram dispositivos que sejam relativamente potentes, ou seja, sua capacidade de RAM, que pode variar de 4 a 16 gigabytes, e sua memória interna, que pode ter 128 gigabytes de armazenamento.
Entretanto, são os processadores que fazem a verdadeira diferença nesse aspecto e, em muitos casos, os fornecedores não os especificam à primeira vista.
Os processadores geralmente são medidos por meio de benchmarks, ou seja, aplicativos que medem o desempenho de um dispositivo (nesse caso, telefones celulares). Para isso, esses aplicativos costumam ser usados para forçar os dispositivos a executar tarefas muito exigentes para testar suas funções, seja em geral ou em um aspecto específico. O Antutu, por exemplo, é um software ideal para comparar o desempenho e a operação de diferentes telefones celulares.
Para que um Smartphone tenha, em geral, um desempenho ideal para qualquer tarefa, ele deve marcar pelo menos 400.000 pontos no Antutu. Um exemplo claro e atual disso pode ser o Samsung A34, um dos melhores celulares Samsung 2023.
Tela
A tecnologia de tela é bastante exigente para os novos compradores de smartphones. O tipo de tela AMOLED é um dos mais recorrentes e preferidos, embora tenha menos durabilidade ao longo do tempo, é um dos melhores displays para utilizar.
Por outro lado, as telas do tipo IPS também são muito boas, pois oferecem uma visualização de cores muito mais natural e com menos saturação.
Preço e qualidade
A famosa relação preço/qualidade nem sempre se aplica aos smartphones, pois existem marcas e modelos que são muito caros, mas nem sempre atendem aos recursos que os telefones mais baratos têm. Em resumo, o fato de um smartphone ser mais caro nem sempre significa que ele seja melhor do que outro.
Ao mesmo tempo, em muitos casos, os usuários encontrarão telefones que funcionam muito bem em termos de capacidade e desempenho de aplicativos, mas que apresentam aspectos negativos seja na câmera ou no tempo de carregamento. Por esses motivos, é imperativo que cada comprador saiba quais são suas necessidades básicas ao adquirir um novo Smartphone.
A disposição orçamentária das pessoas para investir pode depender dessas diferenças: um telefone com uma câmera de alta qualidade não será um telefone de baixo custo, portanto, será mais caro.
Um telefone com um excelente processador ou capacidade de armazenamento pode ser mais discreto, mais barato e estar disponível em uma variedade de faixas de preço.
Com o passar do tempo, os usuários começam a descobrir os smartphones ideais para eles apenas observando suas especificações técnicas. Por esse motivo, não é de surpreender que as vendas e as proteções de Smartphones estejam se tornando mais claras para aqueles que estudam o mercado.
Afinal, os critérios para a escolha de um novo telefone celular passaram dos anúncios para o conhecimento das próprias pessoas!