25 mil pessoas já foram vacinadas contra o Covid no Sertão do Araripe

31/03/2021 09h24

As últimas atualizações das informações sobre o andamento da imunização nos dez municípios do Sertão do Araripe mostram que mais de 25 mil pessoas já receberam a aplicação de uma das doses da vacina contra o coronavírus ou já completaram o seu esquema vacinal. A maior parte das aplicações foram feitas em profissionais de saúde que estão na linha de frente, além daqueles que trabalham em farmácias laboratórios e clinicas de especialidades médicas.

Entre os municípios que estão na frente em relação a quantidade de pessoas alcançadas pela vacina está a cidade de Ouricuri que consequentemente foi a que mais recebeu doses do imunizante devido possuir um número maior de profissionais cadastrados no Cnes e ser sede do Hospital Regional e também de uma UPA Estadual. Ao todo lá na Terra dos Voluntários da Pátria foram vacinados 6.157.

Araripina fica em segundo lugar nesse ranking com 5.990, seguido por Exu que ocupa a terceira posição com 3.777. Os demais municípios somados a estes três que estão no topo da lista já foram contabilizados 25.005. Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde determinou a aplicação de todo o estoque disponível nas unidades básicas de saúde e que não é mais necessário guardar doses. Levamos em consideração que o quantitativo já aplicado e com as novas doses que chegaram aliado a agilidade dos profissionais chegamos a esta estatística aproximada.

Outra informação importante é que além do sucesso da vacinação nessas cidades, o número de curas está superando a quantidade de casos confirmados de infecção, consequentemente o número de internados pela doença diminuiu significadamente nos leitos de 8 hospitais municipais sendo que Ouricuri e Araripina continuam em sinal de alerta. Nas demais cidades da Região do Araripe já vemos um avanço na recuperação e na estagnação de novos casos.

O Sertão do Araripe possui uma população estimada segundo o IBGE de 332.846 habitantes e isso significa que 7,51% dessa população já recebeu pelo menos uma dose da vacina. Parece pouco, porém, esse número é bastante animador se considerarmos que estamos a menos de três meses do início da imunização pelos municípios. Além do mais se for confirmado a entrega de 100 milhões de doses pelo Butantan até agosto é possível que alcancemos a imunidade de rebanho quando 70% da população poderá ter sido vacinada.

Redação Araripina em Foco / Imagem: Reprodução

Sobre o Autor

Araripina em Foco